fbpx

CURSOS TÉCNICOS PRONATEC SENAC EAD: Cursos gratuitos, Vagas e Inscrições

Veja como conquistar uma Bolsa de Estudos SENAC  EaD!

O principal objetivo desta modalidade é a possibilidade de garantir o acesso imediato ao mercado de trabalho.

Outro ponto em destaque é a possibilidade de oferecer uma perspectiva de requalificação ou mesmo reinserção no mercado. Normalmente estão aptos a fazer os candidatos que tenham concluído o ensino fundamental, assim é possível obter o seu diploma.

O programa tem como objetivo auxiliar jovens e adultos que procuram por uma especialização em sua área. Para ter esta oportunidade veja mais detalhes abaixo.

O Senac oferece cursos gratuitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). No total são oferecidos diversos cursos de formação técnica e profissional.

O programa tem como objetivo atender os jovens para continuar seus estudos. Além disso, auxilia as empresas que estão em busca de mão de obra qualificada.

Com parceria do Governo Federal, os estudantes podem fazer cursos livres e também técnicos em todo o país. Através do conhecimento os candidatos vão ter uma formação rápida e direcionada de acordo com a área de atuação.

Sobre o Pronatec

O Pronatec é um programa voltado a jovens e trabalhadores de baixa renda que querem desenvolver habilidades técnicas para conseguir um emprego melhor.

Com ele, é possível optar por uma formação profissionalizante de curta duração gratuitamente. O Governo Federal arca com todos os custos. Os cursos são oferecidos por inúmeras instituições de ensino públicas, privadas e participantes do Sistema S (Senai, Sesc, Sesi e Senac).

A formação aqui é de nível técnico e de qualificação profissional. Não são cursos de grau superior.

No entanto, são formações pensadas a partir das demandas do mercado de trabalho. Quem investe nesse tipo de curso tem grandes chances de encontrar emprego mais rapidamente.

Como usar o Pronatec para EAD

Muitos cursos do Pronatec estão disponíveis no formato a distância. Eles são oferecidos gratuitamente pelas instituições conveniadas.

O curso é como qualquer outro EAD: tem animações, vídeos, apostilas e professores e tutores sempre à disposição para tirar qualquer dúvida. Muitos também oferecem polos de apoio presencial, onde acontecem as atividades de laboratório, a apresentação de trabalhos e a aplicação de provas.

Os cursos do Pronatec a distância são ideais para quem trabalha e quer investir na aquisição de novos conhecimentos, já que permitem conciliar melhor as atividades do dia a dia com os estudos. O certificado é emitido por uma das instituições credenciadas e tem validade nacional.

Como se inscrever nos cursos do Pronatec EAD

Existem diversas formas de entrar num curso técnico por meio do Pronatec. Os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC mantêm vagas abertas ao longo de todo o ano.

O interessado precisa consultar a instituição de seu interesse para saber se há vagas abertas no curso desejado e quais são os trâmites a seguir. Embora o aluno possa solicitar entrada a qualquer momento, ele terá que seguir o calendário de inscrições.

A prioridade é para alunos de baixa renda e que estudaram na rede pública de ensino. As vagas que sobram são distribuídas entre os demais.

Em alguns casos, o aluno terá que concorrer pelo Sisutec – um sistema de seleção que utiliza a nota do Enem para escolher novos alunos.

Quem pode solicitar o Pronatec EAD

O Pronatec é direcionado, prioritariamente, a estudantes do ensino médio da rede pública (inclusive quem está participando do programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA), trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. Também podem participar aqueles que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral.

Cada curso tem uma demanda específica de formação mínima. Os técnicos são direcionados a quem já concluiu o ensino médio. Os de qualificação profissional exigem escolaridade variada. Entenda a diferença entre esses dois graus de formação a seguir.

Tipos de cursos no Pronatec EAD

O Pronatec oferece dois tipos de formação:

  • Técnicos profissionalizantes – São os cursos disponíveis para quem está cursando ou já possui o ensino médio. O tempo de formação pode variar de 1 a 3 anos,  mas na média duram um ano e meio.
  • Qualificação profissional – São cursos com duração entre 3 e 6 meses, com graus de exigências variados (alguns pedem somente o ensino fundamental; outros, o fundamental incompleto e até o médio completo).

A oferta de cursos a distância varia muito. É preciso checar com a instituição do seu interesse sobre o que está disponível naquele momento.

A lista de cursos a distância é imensa. Alguns são bem conhecidos, como o Técnico em Administração, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho.

Mas a gama de opções é ainda maior. Os cursos de formação técnica, por exemplo, são divididos em 13 áreas do conhecimento, cada uma com diversos cursos. Conheça:

  • Ambiente e Saúde
  • Controle e Processos Industriais
  • Desenvolvimento Educacional e Social
  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais
  • Segurança
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer

Os cursos de Qualificação Profissional seguem o mesmo esquema de áreas do conhecimento (com exceção do item “Militar”), mas com cursos e tempo de formação diferentes.

Onde estudar

Confira o SENAC e uma das  instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos pelo Pronatec:

 

Local: Verifique se em sua cidade/região há vagas disponíveis.

Para ter mais detalhes o aluno pode consultar aqui, a opção Gratuidades. Além disso, para mais detalhes sobre SENAC 2020, entre site oficial do Pronatec, nesta página.

Deixe um comentário