Jovem Aprendiz SENAC

Jovem Aprendiz SENAC

O Programa Jovem Aprendiz, que faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), oferece os Cursos de Aprendizagem que são legislados pela Lei 10.097/2000 e regulamentados pelo Decreto nº 5598 de 1º de dezembro de 2005.

O aprendiz é o adolescente ou jovem maior de 14 e menor de 24 anos de idade, estudante da educação básica (ensino fundamental ou médio) ou concluinte do ensino médio inscrito em Programa de Aprendizagem nos termos do art. 428, da CLT. Essa idade máxima de 24 anos não se aplica a aprendizes com deficiência. Para ser Jovem Aprendiz, é necessário que a empresa indique o aluno ou selecione a partir do cadastro de inscritos no Senac.

A Aprendizagem Profissional Comercial é um programa técnico-profissional que prevê a formação educacional e a formação prática na empresa, metodicamente organizadas em atividades de complexidade progressiva, desenvolvidas em ambientes de trabalho. As atividades, previamente organizadas, são desenvolvidas sob orientação e responsabilidade conjunta do Senac e da empresa.

O Programa de Aprendizagem Comercial do Senac prepara jovens para atuarem de forma comprometida com a qualidade de seu trabalho e conscientes de seu papel na sociedade, tendo em vista o desenvolvimento das marcas formativas do Senac e das que são próprias a este programa: o protagonismo juvenil, social e econômico e a atitude sustentável, reforçando o compromisso do Senac com a formação integral do ser humano. Desta forma, os benefícios dessa ação se convergem e se complementam em um processo que vai além do cumprimento da legislação, uma vez que fortalece o princípio da responsabilidade social e a promoção da cidadania.

O objetivo dos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial é capacitar o jovem contratado pelas empresas, por meio do desenvolvimento de competências, para a inserção no mundo do trabalho.

Os cursos possuem carga horária de 1.100 a 1200 horas, divididas em:
– Aulas no Senac: desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes básicas para formação e ocupação conforme Plano de Curso;
– Prática Profissional supervisionada em empresas parceiras.

 

CURSOS.

Gestão e Comércio

Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros

Gastronomia

Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Cozinha

Informática

Aprendizagem Profissional Comercial em Operação e Programação de Computadores

O Aprendiz em Programação de Computadores é o profissional responsável por desenvolver programas conforme especificações recebidas do Engenheiro de Software que coordena o projeto de desenvolvimento de uma aplicação.

Aprendizagem Profissional Comercial em Operação e Manutenção de Equipamentos de Informática

O Aprendiz em Programação de Computadores é o profissional responsável por desenvolver programas conforme especificações recebidas do Engenheiro de Software que coordena o projeto de desenvolvimento de uma aplicação.

Zeladoria

Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Asseio e Conservação

Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis

 

Como participar

– Receber encaminhamento, através de uma carta de apresentação por alguma empresa do comércio de bens, serviços e turismo;
– Apresentar os requisitos para acesso conforme curso escolhido;
– Apresentar documentação necessária e preencher ficha socioeconômica na Unidade do Senac:

– Carteira de trabalho;
– Comprovante de escolaridade mínima exigida;
– 1 foto 3X4 recente;
– Cópia da Carteira de Identidade e / ou Certidão de Nascimento e apresentação de cópia autenticada;
– CPF;
– Comprovante de residência.

 

fonte: www.senacrs.com.br

Deixe um comentário