fbpx

Pronatec Cardeal da Silva 2021| Cursos Gratuitos e Inscrições

Está atrás de um curso, mas fica pensando mais em algo voltado a entrar rápido no mercado de trabalho, não é? Você e muitos outros, amigo, por isso os cursos do Pronatec Cardeal da Silva 2021 são tão famosos.

É fácil de entender, afinal são cursos em instituições educacionais privadas que têm boa nota no MEC e, além disso, são totalmente grátis.

Se você se interessa pelo assunto, então leia este artigo até o final e saiba tudo sobre o Pronatec em Cardeal da Silva

Veja os cursos, vagas, bolsas de estudo e, além de várias outras informações legais, as instituições do estado de Cardeal da Silva que tem bolsas pelo Pronatec, Confira!

O que é o Pronatec

Conseguir um espacinho no mercado de trabalho está cada vez mais difícil, mas uma boa saída é correr atrás de uma boa capacitação para se manter competitivo.

Uma das modalidades mais populares é o ensino técnico, pois no geral é a forma mais “rápida” de se profissionalizar e conseguir um emprego.

Só que nem todo mundo tem condições financeiras para fazer um curso técnico, por isso, o governo federal criou o um programa para contornar esse problema!

Seguindo então a onda de resultados positivos de programas como o Pro Uni, o governo resolveu estender esse modelo para outras modalidades de ensino.

Então, assim nasceu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, o PRONATEC, em 2011.

Como já deve ter ficado claro, o PRONATEC desde então cumpre seu papel. Até hoje, portanto, o programa segue na ampliação da quantidade de vagas acessíveis no ensino técnico.

Mas não para por aí, pois o aumento de vagas não é o único ponto de atuação do Pronatec!

Além de aumentar o número de vagas, as verbas do Pronatec ajudam as instituições a crescerem dando ainda mais estrutura e mais bolsas de estudo para quem precisa.

Já na casa dos 3 mil municípios, a estimativa é que o programa cresça ainda mais. A espera é que promova mais capacitação esse ano, por isso a meta é alcançar cerca de 10 milhões de alunos.

 

Pronatec Cardeal da Silva 2021

O Pronatec atua em todos os estados brasileiros, oferecendo bolsas de estudo de até 100%.

Portanto, se você que mora no estado de Cardeal da Silva pensa em crescer profissionalmente com um curso técnico, mas não tem dinheiro para as mensalidades, o Pronatec de Cardeal da Silva 2021 pode ser a solução perfeita!

O programa ainda se divide em três formas:

  • Cursos técnicos – ensino técnico para os estudantes, ou seja, alunos do ensino médio.
  • Qualificação profissional – cursos para jovens interessados em ingressar no mercado e então precisam de capacitação para assumir as vagas. Além disso o programa costuma contemplar adultos também.
  • Brasil sem miséria – pessoas que participam de outros programas sociais também podem conseguir uma bolsa pelo Pronatec Cardeal da Silva em 2021. Integrantes do programa Brasil sem miséria podem, portanto, estudar e se capacitar para o mercado através do programa.

O Pronatec, assim como em todo o Brasil, está presente em Cardeal da Silva com o objetivo de melhorar o ensino de nível médio no estado, ou seja,  dando apoio e melhorando o Ensino Médio, oferecendo capacitação, ensino técnico, educação continuada, entre outros. 

Para isso, os cursos sempre estão disponíveis para estudar de forma presencial ou a distância. Então se você quer estudar, mas não tem tempo, pode estudar à distância e do seu jeito!

Cursos disponíveis pelo Pronatec 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico usa como base o catálogo nacional de cursos técnicos, o CNCT, então os cursos oferecidos pelo programa são divididos nas seguintes áreas:

  • Ambiente e saúde;
  • Controle e processos industriais;
  • Desenvolvimento educacional e social;
  • Gestão e negócios;
  • Informação e comunicação;
  • Militar;
  • Infraestrutura;
  • Produção alimentícia;
  • Produção cultural e design;
  • Segurança;
  • Produção Industrial;
  • Recursos naturais;
  • Turismo, hospitalidade e lazer.

Além disso, os cursos oferecidos podem ser realizados em instituições da rede privada, mas a maioria dos cursos são em outras redes mais visíveis como o senai, senac, senar e senat.

Outros cursos também são oferecidos além da modalidade técnica, como é o caso dos cursos EJA pronatec, ou seja, bolsa-formação para quem não conseguiu se formar no ensino médio na idade certa.

Mas, se ainda assim você tiver dificuldade porque trabalha ou não tem como sair de casa para estudar, o pronatec também te ajuda. 

O E-Pronatec é a melhor escola para este caso, pois são todos os cursos do programa disponibilizados de forma virtual.

Modalidades Pronatec Cardeal da Silva 2021

Falando mais sobre as modalidades de ensino do Pronatec, o programa tem cursos para todos os tipos de alunos. Mas indo mais longe, o programa apresenta ainda modalidades de ensino diferentes.

Cursos técnicos concomitantes

 

Cursos para estudantes que ainda estão cursando o Ensino Médio e que queiram fazer um curso técnico ou profissionalizante através do Pronatec. 

Nesse caso, os interessados devem, então, contatar diretamente a sua instituição de ensino sinalizando o interesse e a própria instituição te dirá como dar procedimento.

Cursos técnicos integrados

São cursos para estudantes que ainda irão iniciar o ensino médio. Ou seja, são para alunos que já querem integrar com o ensino técnico.

Por esse motivo, essa modalidade é principalmente para aqueles alunos da  Educação de Jovens e Adultos. 

No entanto, os estudantes que vão iniciar o ensino médio em idade regular também podem participar. Mas os cursos são apenas em Institutos Federais e escolas técnicas pertencentes ao estado.

O procedimento é contatar a secretaria de educação do seu estado e mostrar o seu interesse e então a própria secretaria vai orientar como proceder.

 

Cursos técnicos subsequentes

É a modalidade mais comum, porque são os destinados a estudantes que já concluíram o ensino médio e querem cursar o técnico. A oferta de vagas, neste caso, acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), tendo como critério de acesso a nota da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mas atenção, desde 2015 você só pode visualizar as vagas pelo site, sendo o processo seletivo e oferta de oportunidades feita pela instituição que oferece o curso. 

Parece meio complicado, eu sei, então leia a seguir e saiba mais um pouco sobre como proceder para fazer um curso em Cardeal da Silva pelo Pronatec.

 

Como fazer um curso técnico pelo Pronatec Cardeal da Silva 2021

O Pronatec é diferente de todos os outros programas do governo, porque a disponibilidade das vagas depende da instituição parceira, ou seja, não existe um período específico no ano em que as escolas oferecem as bolsas .

Cada instituição tem também sua própria forma de fazer a seleção, além disso, o último seletivo é de 2015. De lá pra cá o que ocorre é uma reposição das vagas, ou seja, à medida que os alunos vão se formando ou simplesmente desistindo outros assumem as vagas.

Portanto, o primeiro passo a se fazer para conseguir uma bolsa e estudar pelo Pronatec é saber quais as unidades que possuem cursos com turmas abertas para ingresso. 

Instituições de ensino parceiras do Pronatec em Cardeal da Silva 2021:

  • as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; as instituições de educação profissional e tecnológica das redes estaduais, distrital e municipais;
  • instituições dos serviços nacionais de aprendizagem e;
  • as instituições privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica devidamente habilitadas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, no âmbito da iniciativa Bolsa-Formação. 

Quem pode participar do pronatec?

Como o Pronatec serve para estudantes de baixa renda que não possuem acesso ao ensino técnico ou tem dificuldades para manter seus estudos em escola privada, então existem algumas regrinhas.

Todo seletivo em suas regras e os seletivos do pronatec não são exceção a isso, então veja a seguir as regras básicas para concorrer a uma bolsa de estudos pelo Pronatec Cardeal da Silva em 2021:

  • Ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Participar de algum programa social do Governo Federal, como o Bolsa Família;
  • Ter renda familiar de no máximo até 2 salários mínimos;
  • Ser formado ou estar devidamente matriculado no Ensino Médio em escola pública ou ter uma bolsa de estudos no ensino privado.

Pronatec e Fies

Uma outra veia do Pronatec de Cardeal da Silva, além do senac, senai, sesi, senar e senat, é o fies Pronatec. São cursos de capacitação que as instituições oferecem através de uma vertente específica do Fies, mas com parceria do Pronatec.

Assim como o Fies o Pronatec Fies oferece facilidade de pagamento a 100% nos cursos técnicos disponibilizados por instituições de ensino, principalmente ensino superior que oferecem cursos técnicos.

Como é a seleção do Pronatec Cardeal da Silva 2021?

 

Como dito antes, a seleção costuma ser feita pela própria instituição que oferta o curso, mas você pode ainda acompanhar as informações a seguir e saber mais ou menos como funciona esse processo.

Primeiro ocorre a disponibilização das vagas, então para concorrer você deve visualizar se a instituição na qual você quer estudar já iniciou o processo de seleção. 

Mas, se você não tem com se deslocar ou como contatar a escola neste momento, então use o site do Sisutec, na área pronatec.

Neste site você precisará fazer o seu cadastro para sinalizar seu interesse nas vagas, então preencha cuidadosamente os espaços, principalmente os de contato, pois os site irá te notificar quando as vagas forem abertas.

Assim que você concluir esse cadastro poderá verificar todas as escolas e instituições de ensino técnico que estão com seletivos para vagas Pronatec 2021 abertas.

Como dito antes, cada instituição tem suas regras para seleção, mas como o programa nasceu para atender necessidades de capacitação da população de baixa renda, a maioria das escolas e faculdades que oferecem os cursos pelo pronatec usam a renda como critério de classificação, ou seja, as pessoas com a menor renda familiar têm prioridade no acesso às vagas.

Conclusão

Você precisa de qualificação, mas não tem condições financeiras de fazer um curso técnico? Então acesse o site do Sisutec e procure a área do Pronatec.

Lá você poderá fazer uma busca no site pelas escolas e instituições que oferecem bolsas de estudo em cursos de capacitação e cursos técnicos, além disso poderá fazer presencial ou online e escolher também entre os cursos de formação inicial ou continuada.

Basta escolher a escola e visualizar as vagas disponíveis. Se não houver vagas no momento, não se preocupe, você pode cadastrar seu contato e então, quando houver vaga para você, o próprio site do pronatec vai te avisar.

Se preferir, pode procurar de forma presencial nas escolas já que as vagas que abrem com mais frequência são as vagas remanescente, pois os interessados superam o limite de faltas e acabam dando espaço a outra pessoa.

Não perca tempo e faça já a sua inscrição no Pronatec Cardeal da Silva 2021! 

Gostou? Se você ainda tem dúvidas, então deixe logo o seu comentário aí embaixo para gente!

Abraços!