SENAC Carambeí 2021 | Cursos, Vagas, Inscrições

Você está super afim de fazer um curso no Senac de Carambeí 2021, mas está cheio de dúvidas sobre a instituição? Então este artigo é perfeito para você!

Tudo o que você precisa saber sobre o Senac de Carambeí você encontrará aqui: os cursos disponibilizados por esta instituição, o porquê de ser tão famosa, além disso, as formas de ingresso, bolsa, horários e muito mais.

Então, confira agora o guia completo do Senac da cidade de Carambeí.

Mais educação é mais empregabilidade e sucesso profissional

senac Carambeí

Quem busca por uma oportunidade no mercado de trabalho, seja para conseguir o primeiro emprego, uma recolocação no mercado ou uma promoção no trabalho atual, por exemplo, sabe a importância que uma qualificação tem. Principalmente quando essa formação vem de uma instituição reconhecida.

A depender do nível do curso de capacitação, o aluno egresso pode então conseguir salários até 30% maiores que os profissionais que não possuem dada certificação.

No entanto, como dito anteriormente, essa valorização dada ao candidato que possui certificação depende muito da instituição em que a pessoa frequentou para adquirir a certificação. 

O reconhecimento dado ao profissional, portanto, acaba se relacionando diretamente com o reconhecimento dado à instituição na qual ele se formou.

Por isso, boa parte dos brasileiros interessados em se qualificar através de cursos, vêem o Senac como a primeira opção de instituição de ensino para realizar a sua capacitação, mas você já parou para pensar no que exatamente é o Senac é na sua importância para a educação?

O Senac 

Senac Carambeí 2021

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, ou simplesmente Senac como é mais conhecido, surgiu em 1946 porque havia uma necessidade no setor comercial de contratar pessoal qualificado para trabalhar na área.

A verdade é que se tinha o desejo de dar oportunidade à população em geral de ter acesso a um ensino de qualidade, além disso precisava ser formação a custo relativamente em conta e com boa chance de emprego. 

Daí surgiu, então, a ideia de criar uma rede de ensino focada em aprendizado prático e vivência em empresas que já faziam parte do sistema de comércio. 

Assim, as empresas têm profissionais mais capacitados e, além disso, já habituados e preparados para trabalhar, porque já estagiaram na empresa e têm vivência de mercado.

Então houveram benefícios para ambas as partes: 

  • Para as empresas foi a certeza de uma boa contratação;
  • Para os estudantes, foi acesso a um ensino de qualidade com alta empregabilidade a um preço acessível.

Porque escolher o SENAC?

O renome da instituição cai também em você como estudante do Senac e isso acontece porque o mercado de trabalho sabe da qualidade do ensino ofertada nesta escola. 

Os cursos são quase que totalmente realizados de forma a priorizar a vivência prática, ou seja, você aprende fazendo. 

A grande maioria dos cursos do Senac Carambeí 2021, como os cursos técnicos por exemplo, possuem estágio obrigatório com 200 horas em média. Além disso, você realiza esse estágio com a monitoração de um profissional.

Em outras palavras, você só consegue seu certificado/diploma se concluir um estágio monitorado por profissional já atuante no mercado e em empresas parceiras. Intensificando, portanto, o aprendizado prático.

Por isso você como aluno do Senac terá a certeza de concluir o seu curso já com experiência e pronto para exercer a sua profissão.

O Senac Carambeí

senac Carambeí-

A rede Senac é extensa e atua em mais de 1800 municípios em todo o país, por isso são 600 unidades de ensino. 

Uma delas é a unidade Senac de Carambeí, a “sede” do Senac,  uma vez que é a primeira unidade do Senac, cuja fundação ocorreu no ano de 1940. 

Sua importância foi tamanha que foi uma das primeiras instituições de ensino técnico a implementar a modalidade EaD ainda em 1940 e além disso também foi a pioneira no país a implementar a modalidade de unidades móveis de ensino.

O Senac de Carambeí 2021 é uma unidade excepcional visto que possui várias ramificações espalhadas por todo o estado. 

A sede Senac atualmente é um campus universitário e trabalha principalmente com cursos de graduação, mas suas unidades espalhadas pela capital também oferecem cursos presenciais e a distância de nível médio e técnico.

Quais são os cursos disponíveis no Senac Carambeí 2021?

O Senac de Carambeí(sede) oferece principalmente cursos de nível superior, como por exemplo as graduações, cursos tecnólogos(cursos técnicos com profundidade e diploma de nível superior) e pós graduação e/ou extensão Universitária.

Mas o Senac de Carambeí, assim como todas as unidades da capital, costuma oferecer:

Cursos livres

Geralmente são cursos gratuitos ou a baixo custo, em uma média de R$ 40 a R$ 130, além disso possuem emissão  de certificado de horas. 

Os cursos livres do Senac são cursos profissionalizantes e, apesar de também serem ofertados na modalidade presencial, todas as opções podem ser realizadas completamente online acessando, então, pela página do Senac nacional.

Veja algumas das opções de cursos livres mais populares do Senac de Carambeí:

  • Cuidador infantil;
  • Cuidador de idosos;
  • Auxiliar de escritório;
  • Autocad;
  • Padeiro;
  • Informática básica a avançada;
  • Inglês;
  • Língua brasileira de sinais;
  • Agente de viagens;
  • Recepcionista.

Lembrando que existem vários cursos livres, mais de 160 opções, mas apenas algumas estão tendo aulas presenciais devido ao cenário de pandemia.

Cursos técnicos no Senac de Carambeí 2021

Já em cursos técnicos encontramos no Senac Carambeí outra grande variedade de opções, no entanto, nesta categoria temos ainda duas outras divisões, ficando então um total de três modalidades para os interessados escolherem: 

  • o Senac técnico ensino médio– o aluno estuda de forma concomitante, ou seja, ao mesmo tempo que cursa o ensino médio, cursa também o nível técnico. Dessa forma aos 18/20 anos o aluno já está pronto para o mercado de trabalho, como o curso técnico te dá experiência adquirida nos estágios e aulas práticas. Nesse caso são 3 opções de curso: administração, informática ou multimídia, com ou sem bolsa de estudos.
  • O Senac jovem aprendiz – neste caso o curso é coberto pela empresa que contratar você como aprendiz. São, portanto, empresas que têm convênio com o Senac e que por isso preferem contratar aprendizes e estagiários formados ou em formação pela escola Senac. No site do Senac, por exemplo, você pode se cadastrar e concorrer a uma vaga, se escolhido você trabalha e estuda em horários distintos.
  • Senac técnico – e por fim os cursos técnicos do Senac que são cursados de forma subsequente, ou seja, após a conclusão do ensino médio. Os mais populares atualmente são técnico em enfermagem, técnico em estética, técnico em radiologia, técnico em administração, além disso, o curso técnico em nutrição também.

Graduação Senac de Carambeí 2021

Senac Carambeí 2021 

O Senac também vem ganhando notoriedade no mercado com os seus cursos de nível superior. Porque seguem a mesma qualidade dos cursos técnicos, mas com um foco um pouco maior para a vivência acadêmica.

Veja alguns cursos superiores disponíveis pelo Senac de Carambeí:

  • Administração de empresas 
  • Engenharia de computadores
  • Gestão financeira
  • Logística
  • Ciências Contábeis
  • Marketing
  • Publicidade e propaganda
  • Radiologia
  • Redes de computadores
  • Arquitetura e urbanismo

Assim como os cursos técnicos, as aulas presenciais dos cursos de nível superior estão voltando aos poucos, portanto é preciso entrar em contato com a unidade Senac da sua preferência para se informar sobre a abertura de turmas.

Pós graduação Senac e extensão Universitária

 

E novamente o Senac inova com o lançamento de seus cursos de pós-graduação e Senac extensão Universitária. Os cursos desta modalidade são ofertados principalmente na sede de Carambeí, mas também possuem turmas nas filiais espalhadas pelos bairros da capital e têm cursos de extensões em todas as áreas de conhecimento.

Alguns exemplos:

  • Arquitetura da Paisagem e Sustentabilidade: prática projetual – parque urbano
  • Planejamento e Acompanhamento de Obra de Design de Interiores
  • Gerência de Projetos – Gestão de Portfólio
  • Storytelling: as narrativas no universo das marcas
  • Articulação de Projetos Sociais nas Empresas
  • Design e Branding: planejamento e estratégia

Como se inscrever nos cursos Senac de Carambeí 2021?

O procedimento para realizar a sua inscrição depende de cada curso que você desejar, portanto, precisa de uma certa atenção. 

Os cursos livres, por exemplo não exigem muita documentação.

Então em alguns casos a única restrição é a idade do aluno, no entanto, os cursos técnicos, graduação e as extensões têm cada um uma lista de documentos que devem ser entregues.

Veja o procedimento geral para inscrição:

Cursos pagos Senac Carambeí 2021

Se você escolher um curso sem bolsa de estudos do Senac, você pode apenas fazer sua inscrição, porém fique atento à formação de turma, de acordo com o que for exigido no edital de cada curso.

No entanto, se o que você quer é cursar o Senac através de uma bolsa de estudos, você terá então que concorrer a uma bolsa pelo Senac PSG, ou seja, pelo programa de gratuidade do Senac.

Cursos PSG Senac de Carambeí

Senac-são-paulo- 2021

Para estudar pelo Senac PSG de Carambeí você precisa primeiro verificar junto à unidade do Senac de Carambeí que você escolheu para estudar se o curso que você quer tem bolsas disponíveis pelo PSG, ou seja, se o curso tem bolsas de estudo.

Se tiver, você deverá se inscrever no processo seletivo de bolsas, então terá que seguir alguns critérios como:

  • Possuir a idade mínima exigida no edital do curso escolhido;
  • Pessoa de baixa renda (comprovado pelo seu nis ou cópia de carteira de trabalho)
  • Sem matrícula no Senac em curso igual ou  realizado no mesmo período daquele para o qual pretende solicitar bolsa;
  • O candidato não pode ser de outro processo de triagem de bolsas de estudo do Senac;
  • O interessado também não pode ser bolsista em programas do Senac;
  • Não ter abandonado curso no Senac como bolsista nos últimos dois anos;

Entre outras exigências a depender do edital lançado pela unidade.

Lembre sempre de verificar todas as informações antes de se candidatar para então evitar desclassificação por informações não compatíveis.

Confira a documentação mais pedida nas unidades do Senac:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Foto 3×4 do estudante;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de escolaridade (para alguns cursos).

E aí, gostou do guia? Se teve alguma dúvida não respondida, então deixe aí nos comentários. 

Pensa em algo mais voltado ao setor industrial, veja então tudo sobre o Senai de Carambeí 2021!

Até a próxima!

 

Deixe um comentário