Sesi Tocantins 2022: Confira o Calendário, Inscrições para Comerciários

Você já parou para pensar no seu futuro ou sobre a sua carreira de trabalho? Em como ter uma educação de ponta e se qualificar para entrar de vez no mercado de trabalho com o pé direito? Se você deseja um futuro profissional de sucesso, então saiba que o Sesi Tocantins 2022 está aí para ajudar você com as prestações de serviços sociais em vários níveis do setor da indústria.

Conheça o Sesi

Sesi Tocantins 2022

O Serviço Social da Indústria (Sesi), tem a sua fundação realizada em 1945, sendo uma rede de instituições brasileiras a serviço do setor da indústria.

Tendo como objetivo sempre promover melhorias na qualidade de vida de trabalhadores de indústrias, o Sesi possui diversas iniciativas e projetos de cunho social nas áreas de educação, cultura e lazer.

Ele conta com 615 unidades fixas espalhadas pelo Brasil, ou seja, se expande por quase todo o território brasileiro. As unidades ficam divididas, portanto, em 501 escolas e 114 unidades de vida saudável para dar conta de toda essa extensão territorial.

Além disso, o serviço social da indústria possui também 533 unidades móveis para atender um número cada vez maior de trabalhadores da indústria e seus dependes.

O Sesi também possui Centros de Inovação que estão distribuídos em nove estados do Brasil, sendo estes: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Cada um dos Centros de Inovação do Sesi trabalha com uma temática diferente sobre a área da Indústria, mas todos buscam um mesmo resultado, ou seja trabalham para que ocorra novas ideias que ajudem o setor industrial brasileiro a se consolidar como potência.

Objetivos

Entre os objetivos dos centros de inovação Sesi estão:

  • A busca pela redução do número de acidentes no trabalho;
  • Melhorar a saúde e segurança dos funcionários;
  • Expandir a Cultura de prevenção e gestão de riscos;
  • Aperfeiçoar a performance do trabalhador da indústria;
  • Contribuir para o aumento de produtividade das empresas.

Com o Sesi, você é capaz de participar das mais diversas iniciativas em saúde, segurança do trabalho e até mesmo robótica.

Conquistas do Sesi Tocantins 2022 educação

Sesi Tocantins 2022

Até agora são mais de 3.549.065 pessoas que tiveram algum benefício com os serviços de saúde e segurança do trabalho através do Sesi.

Já sobre a educação são 1.171.852 matrículas em educação básica e continuada. Além disso tem os números expressivos de outras iniciativas, como os 418.365 participantes em ações de educação promovidas pelo Sesi.

Nessa rede você irá encontrar professores com excelente qualificação. A visão deles, portanto, é muito importante para o compromisso com a educação e o ensino de qualidade que o Sesi tem.

Ele conta também com várias linhas de atuação, como por exemplo a educação do trabalho.

A educação Sesi tem o:

  • ensino médio;
  • ensino médio articulado;
  • alfabetização de jovens e adultos;
  • ensino fundamental;

Tem também a educação continuada e todas se voltam, de alguma forma, para a inserção ao mercado de trabalho. Com foco no setor da indústria, claro.

Além disso, são feitos seminários, torneio de robótica, atividades inovadoras e educativas. Tudo a fim de aumentar cada vez mais o seu nível de aprendizagem e capacitação profissional.

Mas não para por aí: saiba que o Sesi visa muito mais do que apenas oferecer uma formação profissional de qualidade? Tem todo um cuidado em prezar a saúde do indivíduo!

Sesi Tocantins 2022 em saúde

Sesi Tocantins

Confira agora o que o Sesi faz a respeito do aspecto saúde dos trabalhadores industriais e seus dependentes.

Plataforma de saúde mental online

O Serviço Social da Indústria (Sesi), lançou uma plataforma digital voltada ao atendimento psicológico de trabalhadores que atuam nas indústrias do Brasil. Ou seja, um local em que esses profissionais podem encontrar amparo para sua dores mentais de forma acessível.

A plataforma de saúde mental online, vem com o intuito de fornecer ajuda psicológica para os trabalhadores, afinal de contas cuidar da saúde da mente é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa.

Nos dias de hoje é mais do que necessário que toda empresa vise estratégias e meios para reduzir os níveis de ocorrência de doenças ligadas a saúde mental.

Uma necessidade atual

O índice de doenças e distúrbios mentais provindos da rotina do trabalho tem aumentado bastante. O número aumentou muito por causa da pandemia, por isso o cuidado com a mente é tão importante neste momento.

Para uma empresa ter um bom resultado é preciso que seus funcionários sintam o acolhimento e os cuidados.

Cuidar da saúde da mente dos trabalhadores fará com que a empresa se desenvolva sem o risco de perder grandes funcionários por causa do esgotamento mental e emocional.

Com a plataforma a empresa poderá ter diagnósticos e mapeamento da condição de seus trabalhadores em razão da saúde mental deles.

Tendo assim a possibilidade de, por exemplo, descobrir indícios de várias doenças como:

  • síndrome do pânico
  • ansiedade patológica
  • depressão

Sendo estas doenças acima as mais comuns entre os trabalhadores nos dias de hoje.

Isso ajuda muito a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores! Essa melhora se reflete também de forma direta da qualidade do trabalho, ou seja, a felicidade do trabalhador tem influência no bom funcionamento de uma indústria.

Mas o Sesi não fornece apenas uma plataforma de saúde mental on-line, como também uma plataforma digital de qualidade, o Sesi Viva+.

Como funciona o Sesi Tocantins 2022 no VIVA+

Antes de saber como funciona de fato o Sesi Viva+, é essencial saber o que ele é, a sua criação e quais as vantagens que pode oferecer a você.

O Sesi Viva+ é, assim como o sesi saúde mental, uma plataforma digital.

O lançamento da ferramenta foi em 2018 e a sua criação surgiu da ideia de ajudar aqueles que desejam ter acesso ou gerenciar informações ligadas a saúde e segurança do trabalho de empresas da área da indústria do Brasil.

A plataforma é o maior investimento privado em relação a gestão de saúde e segurança do trabalho (SST), ou seja, é a iniciativa mais importante do país quando o assunto é a tomada de ações a respeito da segurança do trabalhador.

Com o Sesi Viva+ as empresas são capazes de reunir em um único ambiente virtual vários conjuntos de ferramentas, programas e sistemas.

Objetivos da iniciativa sesi Viva+

O objetivo deste projeto é apoiar e deixar o trabalho das empresas mais fácil ligadas ao atendimento de demandas legais relacionadas a SST e ao sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais previdenciárias e Trabalhistas (o eSocial).

Ou seja, o Viva + é um conjunto de ações que visa facilitar a vida das empresas em questões de documentação, além disso também tem o papel de fiscalizar como as empresas estão lidando com as leis, se estão cumprindo as leis trabalhistas e outras funções.

No Sesi Tocantins 2022 Viva+ qualquer gestor de uma empresa é capaz de ter acesso a programas especializados, conteúdos técnicos, canais de relacionamento para os gestores da Indústria, campanhas e outros.

Além disso, com a plataforma, as empresas podem ter acesso com mais facilidade as informações sobre o SST.

Com as informações apresentadas em relação a saúde e segurança dos trabalhadores na indústria, fica mais fácil:

  • Identificar onde é necessário investir;
  • Tomar decisões mais promissoras;
  • Implementando ações de melhorias de gestão SST;
  • Estimular cada vez mais a construção de um ambiente mais saudável e até mesmo mais seguro para os trabalhadores.

A Plataforma ainda disponibiliza para a indústria um sistema para gestão dos programas legais, o que reduz riscos de autuação por órgãos fiscalizadores, diminuindo o risco de multas e muito mais.

Como funciona o Sesi Tocantins 2022 e como a instituição se mantém?

Sesi Tocantins 2022

O Serviço Social da Indústria (Sesi) e também o Serviço Social de Aprendizagem Industrial (Senai), se mantém com o recebimento de recursos e financiamentos.

Estes financiamentos vem diretamente através da contribuição compulsória sobre a folha de pagamento das empresas que contribuem com o Sesi.

A maior parte das receitas do Senai e do Sesi, em razão da contribuição compulsória, tem a finalidade de promover os serviços e cursos gratuitos de ambas as instituições para os funcionários do setor da indústria, seus dependentes e população em geral.

Por isso o Sesi e o Senai investem muito em inovação, pesquisas, desenvolvimento e ainda em serviços de saúde e segurança do trabalhador, tendo portanto uma frequência alta de oferta de cursos e outros serviços de lazer e cultura voltados a este público.

Quem realmente contribui para o Sesi Tocantins 2022?

As empresas que contribuem são as do setor da indústria, as de transporte ferroviário e dutoviário e as empresas de comunicação, com exceção às de rádio e TV.

Essas empresas contribuintes com o Sesi e Senai recolhem uma parte da contribuição depois, ou seja, cerca de 1,5% sobre o valor de pagamento do Sesi e 1% do Senai voltam para as empresas.

Existem duas formas de arrecadar verba usadas hoje em dia: a direta e a indireta.

A arrecadação direta se tem pelo convênio entre as empresas e as duas instituições, já a indireta é pela contribuição arrecadada e com fiscalização pela receita federal.

O Sesi é ideal para você que visa o futuro do trabalho, faça parte dessa rede de instituições de qualidade.

Como usufruir das ações do Sesi?

Sesi

Se você é trabalhador do setor da indústria, quer ingressar na área ou apenas quer usufruir dos serviços do Sesi, você pode, sem nenhum problema, mas, assim como instituições semelhantes a esta, como por exemplo o Sesc, “primo” do Sesi, existem umas pequenas ressalvas.

Por exemplo: os serviços nem sempre são totalmente de graça, mesmo que a maioria realmente seja, o mais comum é que o trabalhador da indústria tenha um cadastro no Sesi e acabe pagando uma pequena taxa, já o público geral precisa pagar o valor integral de um ou outro serviço na maioria das vezes.

Já as ações de educação, como cursos de qualificação, você precisa procurar diretamente na unidade Sesi mais próxima a você.

Só assim para saber se você realmente se encaixa no público alvo de determinado curso, palestra ou ação. Isso ocorre porque cada unidade tem sua própria forma de realizar procedimento.

Ou seja, ainda que exista um padrão geral do Sesi a nível nacional, as regras e pré requisitos podem sim mudar. Por isso é importante sempre buscar, mesmo que online, o endereço da unidade específica pela qual você se interessa.

Gostou? se ainda ficou alguma dúvida então não esqueça de comentar e nos deixar por dentro!

Além disso, se você precisa acessar qualquer um dos serviços do Sesi de forma online é só acessar o site oficial da instituição.

Veja outros cursos cursos também:
Senac 2022
Senai 2022

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =