VAGA PARA MERENDEIRA

Toda merendeira escolar, por ser uma manipuladora de alimentos, deve obrigatoriamente apresentar boas práticas de higiene, evitando a ocorrência de doenças provocadas por comidas contaminadas

Em outras palavras, eles melhoram a qualidade de vida saudável das pessoas e são normas de vida, ainda mais para o manipulador de alimentos.
Higiene pessoal é um conjunto de conhecimentos obtidos desde a infância e postos em prática durante toda a vida, que representa asseio e, principalmente, limpeza.

Por isso, é tão importante os cuidados com o corpo e a limpeza do ambiente e dos alimentos. Mas, afinal, quais são os hábitos de higiene obrigatórios a uma merendeira escolar?

1- Lavar as mãos com frequência


As mãos são focos de contaminação, pois podem transportar microrganismos para os alimentos. Uma das formas de evitar problemas é manter as unhas sempre curtas e lavar as mãos com frequência, principalmente com água e sabão bactericida em abundância.

2- Manter o corpo sempre limpo


– A merendeira escolar deve chegar ao local de trabalho em condições adequadas (banho tomado, cabelo e dentes limpos).

– Para o manipulador de alimentos, o uso de desodorante sem perfume é necessário.

– Os perfumes não devem ser utilizados durante o trabalho, pois o cheiro pode passar para os alimentos.

– O uso de maquiagem em excesso, para o manipulador de alimentos, também não é correto.

– Os cabelos da merendeira escolar devem ser lavados, pelo menos, três vezes por semana com xampu.

– A escovação dos dentes e da língua evita as cáries e o mau hálito. O ideal é escovar os dentes por dois minutos ao acordar, após as refeições e antes de dormir.

– As unhas da merendeira escolar devem estar sempre curtas, limpas embaixo, sem qualquer tipo de esmaltes. Unhas postiças não devem ser utilizadas.

– Os pés da merendeira escolar devem ser mantidos limpos, secos, sempre usando meias limpas e calçados fechados durante o trabalho na cozinha.

– Um manipulador de alimentos não deve fumar, comer, beber ou mascar chicletes nas áreas de manipulação de alimentos, nem nas despensas, nos sanitários e vestiários.

– Os adornos e acessórios (pulseiras, brincos, correntes, anéis, aliança, fita de promessa, piercing, relógio), amuletos e relógios não devem ser utilizados na manipulação dos alimentos, pois esses objetos podem, acidentalmente, cair nos alimentos e causar contaminação física, além de poder abrigar resíduos de alimentos, facilitando a contaminação.

– Cortes e feridas devem ser cobertos com curativos e protegidos da umidade, caso haja condição de o manipulador de alimentos continuar trabalhando.

– O manipulador de alimentos deve procurar seu médico caso note qualquer problema no corpo. Habitue-se ao uso de um creme hidratante para manter sua pele macia e impedir seu ressecamento e descamação.

3- Usar uniforme


Deve ser composto por avental emborrachado, jaleco, camiseta, calça comprida, touca ou rede para proteção dos cabelos, calçado fechado e botas de borracha antiderrapantes e antifúngicos.

Deve, ainda, ser de cor clara, estar em bom estado de conservação, apresentar bom estado visual e ser trocado todos os dias.

4- Máscaras e luvas descartáveis


De acordo com a legislação, o uso de máscaras por manipuladores em serviços de alimentação, inclusive por merendeiras na escola, não é obrigatório.

A legislação estabelece que, no uso de luvas, estas devem estar limpas; não adianta haver luvas disponíveis para uso, mas estarem expostas em cima das mesas, bancadas, armário, entre outros locais que pegam poeira.

As luvas térmicas, por sua vez, devem ser utilizadas no manuseio de equipamentos emissores de calor e no manuseio de utensílios quentes. Protegem o manipulador de alimentos, uma vez que evita o contato direto com o calor.

Emprego para Merendeira – 54 VAGAS

Descrição:

Quais serão seus desafios?

Irá preparar, de acordo como cardápio escolar os alimentos e também acompanhar a distribuição junto ao estudante. Realiza a limpeza da estação de cozinha, lembrando que é necessário que os padrões de higiene e organização de alimentos sejam seguidos.

Horário de trabalho:

de segunda a sexta-feira;

das 07h30h às 17h30 com 02h de intervalo.

É imprescindível que você tenha?

Ensino médio completo.

É desejável que você tenha:

conhecimentos preparação de alimentos vivência ou experiência na função cursos relacionados na área de alimentos.

E olha que legal os benefícios que oferecemos:

(os benefícios podem variar de acordo com a região e horário de trabalho) assistência médica assistência odontológica, convênio com farmácias, convênio com instituições de ensino, convênio com escolas de idiomas e intercâmbio. Parceria com o sesc, desconto nos produtos bradesco estacionamento participação nos resultados da organização bradesco. previdência privada programa de gestação saudável programa de orientação nutricional seguro de vida. vale alimentação, vale refeição, vale transporte.

ficou curioso (a) para conhecer mais sobre a #fb e como é trabalhar por aqui?

Fique ligado (a) em e acompanhe as novidades. #educaçãoparatransformar na fundação bradesco, proporcionamos oportunidades iguais para todos os indivíduos qualificados, independentemente de raça, gênero, deficiência ou qualquer outra característica. Os nossos princípios consideram o respeito mútuo, a diversidade, a equidade e a proteção dos direitos humanos e trabalhistas dentro de um ambiente saudável e motivador.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.