Vagas De Empregos Na Área De Babá

Descrição do cargo de babá – tarefas e funções

A descrição do trabalho de cada babá pode variar de acordo com as necessidades individuais da família e a idade das crianças sob os cuidados da profissional, mas via de regra centram-se nos cuidados com os bebês, crianças e adolescentes.

Em síntese, o propósito geral das atividades de uma babá resume-se basicamente em prestar atendimento completo às necessidades das crianças e realizar tarefas que se correlacionam com o cuidado infantil. Em vista disso, não é incomum que o trabalho de uma babá inclua também algumas tarefas domésticas.

Aliás, não custa lembrar que as babás pertencem à categoria dos empregados domésticos e devem ser registradas com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) 5162-05.

os tipos de tarefas que uma babá pode realizar diariamente incluem deveres e responsabilidades, como:

  • Preparar mamadeiras para bebês e cuidar de equipamentos de alimentação;
  • Dar banho em bebês e supervisionar o banho de crianças mais velhas;
  • Limpar e lavar a louça após as refeições das crianças;
  • Cuidar da roupa infantil;
  • Planejar refeições, preparar comida e/ ou alimentar as crianças;
  • Organizar brincadeiras e passeios;
  • Propor e realizar atividades educativas;
  • Levar as crianças para a escola, atividades ou encontros para brincar;
  • Ajudar com o dever de casa;
  • Organizar quartos/ brinquedos e áreas de lazer;
  • Administração de medicamentos com consentimento dos pais, se necessário;
  • Manter registros para os pais sobre a rotina da criança.

Principais responsabilidades da babá

1. Bem-estar emocional da criança

A babá deve ter a capacidade de compreender as necessidades emocionais e psicológicas de uma criança, como treinar o sono, ajudar crianças com problemas de desenvolvimento. As babás devem prover segurança e consistência o que significa que devem ser pacientes, generosas e disponíveis.

2. Alimentação

A cuidadora também poderá se responsabilizar pela alimentação da criança. Inclusive, se estiver acordado como uma das suas tarefas, ela poderá cozinhar alimentos apropriados para a idade e, por conseguinte, se responsabilizar com a limpeza do local das refeições.

3. Vestir e cuidar das roupas das crianças

As babás não são domésticas, mas geralmente é responsabilidade desta funcionária lavar as roupas da criança, guardá-las e arrumar as gavetas. Embora a babá não seja responsável por organizar os armários ou manter o quarto limpo, a profissional deverá vestir as crianças de maneira adequada e ajudar as crianças com essas tarefas no dia a dia.

4. Atividades Sociais e de aprendizagem

Como a maior parte do dia de uma criança é baseada em brincadeiras, a babá passa a maior parte do tempo organizando atividades recreativas. Uma babá deve ser criativa para promover essas atividades conforme a idade da criança. Além disso, a profissional é responsável pela segurança de quem está sob os seus cuidados e pela sua interação com terceiros na ausência dos pais.

Babás que dormem no emprego

Quando a babá dorme no empregado é muito comum que, além dos deveres e tarefas comuns listados acima, ela precise acordar à noite para cumprir outras tarefas. Uma babá, por exemplo, contratada para cuidar de um bebê recém-nascido pode ser responsável por dar mamadeira e cuidar do bebê durante horários considerados pela legislação como trabalho noturno.

Em vista disso, é importante observar alguns cuidados em relação aos horários da babá que dorme no emprego, entre outros direitos. É preciso estar ciente de que independente se a funcionária dorme no emprego, a jornada de trabalho deve ser de no máximo 44 horas semanais. Além disso, as horas extras não podem exceder duas horas diárias.

PARA CANDIDATAR-SE AS VAGA DE BABÁ VOCÊ PODE ACESSAR O LINK ABAIXO DISPONÍVEL:

ACESSE E SELECIONE A VAGA DESEJADA > 89 VAGASDE EPREGOS PARA BABÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.