fbpx

Cursos á Distânia (EAD) são oferecidos gratuitamente

A seleção dos cursos está dentro da plataforma gov.br, na página Todos por Todos, uma campanha do governo federal para estimular o movimento solidário, captando ofertas de serviços à população e propostas de doações aos estados para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Milhares de brasileiros estão buscando oportunidades de ensino a distância. Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC) está ofertando mais de 31,7 mil vagas em cursos EaD. As aulas são para qualificações profissionais e técnicas e podem ser assistidas via acesso remoto.

Nesse momento, são mais de 14 mil vagas disponíveis para cursos das mais diferentes áreas. Programação, ferramentas de gestão, administração e mais. Apesar da divulgação recente, a iniciativa está em andamento desde o ano passado e espera formar mais de 78 mil alunos do nível profissional e técnico em todo o país.

Educação a Distância (EAD) foi apresentada como uma maneira inovadora de aumentar o acesso a educação através do uso de tecnologias, para que assim alunos e professores em locais diferentes possam interagir. Várias instituições de ensino oferecem cursos nessa modalidade e de forma gratuita, utilizando ferramentas fornecidas em um ambiente virtual, melhorando o acesso e a experiência dos alunos.

A concorrência no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Sendo assim, os cursos são cada vez mais essenciais para a diferenciação e competição profissional dos que tem como objetivo os melhores cargos. Esses cursos são direcionados para qualquer um que quiser estudar e ter boas experiências educacionais no currículo.

Através do sistema EAD, muita gente sai melhor preparada para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Mesmo sendo gratuitos, esses cursos em EAD disponibilizam certificados de conclusão do curso realizado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 15% de todos os universitários estão matriculados em programas de cursos EAD. Alguns cursos são oferecidos a custo zero para pessoas que não possuem condições e que desejam adquirir um conhecimento extra.

cursos EAD são oferecidos gratuitamente

Algumas áreas em que os cursos são oferecidos: Finança Pessoal, Sustentabilidade, Inovação e Empreendedorismo, Questões Ambientais, Qualidade de Serviços, Tecnologia e Ciência, Recursos Humanos, Investimentos Financeiros, Conhecimento, Metodologia, Línguas Estrangeiras, entre outros. Várias instituições conceituadas e renomadas disponibilizam vídeos de aulas e cursos gratuitos, algumas delas:

 

Fundação Getúlio Vargas

A FGV oferece cursos pela plataforma EAD, disponibilizados na internet. Vários assuntos são abordados, o aluno tem a opção por se matricular nos que tem maior interesse.

FGV (Fundação Getúlio Vargas) oferece cursos em áreas como Direito, Economia, Educação, Gestão e Sustentabilidade, com duração de 2 a 30 horas.
Você pode avaliar todas as opções disponibilizadas na lista, ordenada em ordem alfabética, ou filtrando por área do conhecimento. Ao clicar em “Ver detalhes”, o usuário tem acesso a informações sobre o curso, o professor e os conhecimentos prévios necessários.

Certificado: É necessário ter nota média igual ou superior a 7 nos testes. A declaração de conclusão fica disponível para impressão e pode ser validada no próprio site.

Universidade Estadual de Campinas

Alguns minicursos relacionados a tecnologia da informação são disponibilizados gratuitamente através do departamento de Computação da Unicamp. Além disso, o material utilizado em várias disciplinas dos cursos presenciais da universidade estão disponíveis para os interessados no portal Opencourseware.

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar

Programas on-line para as pessoas do meio rural são oferecidos gratuitamente através do portal EAD do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O objetivo desse portal é de auxiliar na formação e profissionalização dos habitantes das zonas rurais para que assim consigam aumentar a rentabilidade dos negócios sem atingir o meio ambiente.

Projeto Cidadania Digital

É uma iniciativa das Fundações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) para qualificar profissionais com as tecnologias utilizadas no mercado. Receita Federal Em um esforço para esclarecer questionamentos comuns de empresários, a Receita Federal vem oferecendo cursos e tutoriais sobre assuntos como CNPJ, PER DCOMP (Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso), Simples Nacional, entre outros.

Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

Com o intuito de aprimorar as competências empresariais, focando sempre na continuação da educação fornecida, o Sebrae utiliza as ferramentas tecnológicas disponíveis para disponibilizar cursos como Aprender a Empreender, Como Vender Mais e Melhor, Atendimento ao Cliente, Empreendedor Individual, entre outros, através da internet. Em média, esses cursos tem carga horária de, no máximo, 16 horas e previsão de duração de 30 dias.

Além do Brasil, esses cursos a distância gratuitos são ministrados em outros países. Nos Estados Unidos instituições de ensino, com Harvard, disponibilizam algumas disciplinas em vídeo. Já a Universidade da Califórnia (Princeton), possui um acervo de vídeo-aulas de disciplinas de 20 diferentes departamentos. Na Universidade de Stanford, apenas dois cursos tiveram um acesso de 200 mil estudantes de todo o mundo que buscavam conhecimento nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Onde estudar pagando pouco (ou com bolsa!)

Além de ser um jeito mais flexível de estudar, o EAD ainda tem outra vantagem: o custo é bem mais acessível. Em muitos casos, dá até para cursar uma faculdade reconhecida e bem avaliada pelo MEC pagando pouco (ou mesmo nada, com bolsa de estudos!).

A inscrição acontece por meio do site do programa Educação a Distância (EAD) . O usuário deve informar seu estado, município e selecionar a especialidade e nível de escolaridade que deseja se qualificar. Na sequência, basta confirmar a matricula e conferir quais são os cursos disponíveis para a sua área de interesse.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário