Seja para uso próprio, seja para utilização no trabalho, um veículo deve estar sempre limpo e bem higienizado. Isso porque, além de contribuir para a preservação das peças e dos acessórios, essa ação ajuda no combate a fungos, bactérias e ácaros e ainda evita o acúmulo de sujeira. Aliás, é necessário ressaltar que, desde o início da pandemia provocada pela Covid-19, a higienização interna de ônibus passou a ser uma prática ainda mais importante.

Afinal, essa foi uma das soluções encontradas para controlar a proliferação da doença, tornando-se, assim, uma medida preventiva. Logo, as empresas de transportes, principalmente as de ônibus, que permanecem ativas durante este momento delicado, precisam higienizar os seus veículos a cada finalização de um percurso ou parada no terminal.

Essa ação se tornou obrigatória, inclusive, em diversos lugares do Brasil. Por esse motivo, reunimos neste artigo as principais dicas de como limpar o veículo de forma correta. Continue a leitura!

Qual é a importância de manter o ônibus limpo?

Como mencionamos, manter o veículo limpo deve ser um hábito natural de todo motorista e/ou proprietário de frota. Isso porque, além de ajudar na preservação de acessórios, como os estofados, os tapetes e o painel, trafegar em um meio de transporte com o ambiente interno bem higienizado é extremamente agradável. Ademais, outro motivo que reforça a importância da limpeza frequente é a prevenção contra algumas doenças respiratórias, incluindo a Covid-19, como mencionado.

Tendo em vista a gravidade da condição, as empresas de transporte público coletivo têm sido obrigadas a realizarem a higienização dos veículos diariamente. Nesse caso, a orientação é de que a limpeza interna seja feita sempre que o ônibus chegar ao terminal, sendo necessário haver maior atenção ao ar-condicionado e aos pontos de contato, como corrimão, roleta, barras de apoio e de sustentação, apoios de porta etc. Quanto à parte externa, é aconselhável fazer o mesmo ao menos uma vez por dia.

Vale lembrar, inclusive, que, ao cumprir com essa orientação, a sua empresa transmite para o seu público a ideia de que entende a real situação vivenciada e de que está disposta a abraçar a causa. Essa postura passa uma imagem de empatia e tem como consequência a admiração dos usuários do serviço. Por esse motivo, é essencial que você preze por manter a qualidade das suas prestações, garantindo a segurança e o conforto dos seus passageiros.

Como é feito o processo de limpeza do ônibus?

Além da higienização dos pontos de contato feita a cada parada no terminal, a empresa de transporte deve realizar uma limpeza profunda nos ônibus todos os dias após a finalização das atividades. Nesse caso, o processo pode ser feito por profissionais da própria organização ou por uma equipe terceirizada especializada em limpeza de veículos.

Normalmente, cada instituição tem adotado o seu próprio método de limpeza. No entanto, o processo é feito basicamente da seguinte forma:

  • a equipe responsável pela limpeza realiza uma vistoria a fim de certificar-se de que não há pertences que foram esquecidos pelos passageiros;
  • após verificar se está tudo em ordem, o passo seguinte é proteger os equipamentos eletrônicos do ônibus que não podem ter contato com a umidade:
  •  feito isso, é dado início ao processo de limpeza e de higienização do veículo, que consiste na remoção da sujeira que se acumulou ao longo do dia. Para isso, pode ser utilizada, entre outros produtos, uma mistura de água e desengraxante;
  • na parte externa, por fim, a limpeza é feita com água e sabão.

Como limpar a parte interna do ônibus corretamente?

Devido à grande circulação de pessoas, a higienização dos ônibus precisa ser feita com base em protocolos rígidos que garantem a qualidade da ação. Afinal, as empresas devem prezar pela segurança de seus clientes. Sendo assim, ao realizar a limpeza dos veículos, é importante dar atenção aos pontos elencados a seguir.

Limpeza do sistema de ar-condicionado

O primeiro item a ser higienizado é o sistema de ar-condicionado. Isso porque trata-se de um acessório que favorece a proliferação de fungos, bactérias, ácaros e vírus que contribuem para o surgimento de doenças, afetando, assim, a saúde dos passageiros.

Por esse motivo, é necessário seguir à risca o prazo de troca do filtro e realizar a limpeza constantemente para garantir que a circulação do ar não ofereça riscos a nenhum usuário do serviço. Uma dica para amenizar a situação é utilizar o sistema por um momento curto e aconselhar os passageiros a trafegarem com as janelas abertas.

Higienização a cada viagem

Não importa se o ônibus é utilizado para transportar pessoas na cidade ou para realizar viagens de longa distância. O fato é que a circulação de passageiros é alta em ambos os casos, logo, é necessário que a sua empresa tenha um esquema de limpeza bem estruturado e que garanta a higienização dos veículos a cada viagem.

Para que a ação seja executada com o máximo de qualidade, é aconselhável contar com o apoio de uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Isso porque ela terá todos os itens e acessórios necessários para fazer uma higienização profunda e eficiente.

Limpeza do banheiro

Nos ônibus que contêm banheiros, é necessário que a higienização seja feita a cada parada. Nesse caso, a limpeza deve ter foco nos principais pontos de contato. Para reduzir ainda mais as chances de contaminação, é ideal incentivar os próprios passageiros a higienizarem a maçaneta, a tampa do assento sanitário e a pia antes de usá-las.

Limpeza detalhada

Não basta fazer uma limpeza superficial e pensar que será o suficiente para manter a segurança dos passageiros. Por ser um veículo de grande porte, o ônibus contém cantos de difícil acesso, porém, no momento da higienização, é crucial que esses espaços não sejam negligenciados.

Além de se ter atenção aos detalhes, é importante certificar-se de que as cortinas, os assentos, os bagageiros e os demais acessórios foram devidamente higienizados. Vale lembrar que, apesar de seguir um cronograma de higienização e de limpeza rígido, a utilização de equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, continua sendo importante para trafegar nesses veículos.

Detalhes da vaga:

Empresa: Confidencial
Necessário possuir vivencia em limpeza pesada (Não sendo obrigatório comprovante em carteira), ter atuado com limpeza em lava car será considerado um diferencial.
Necessário disponibilidade para trabalho em segundo e terceiro turno, possuir veiculo próprio, será desconsiderado um diferencial. Limpeza de veículos (Obrigatório)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *