SENAI 2022: Cursos Gratuitos, Técnicos e EAD

Cursos SENAI 2022: Cursos Gratuitos, Técnicos e EAD

Pensando em ter uma boa capacitação para o setor industrial e para que possam desempenhar as suas funções. Os cursos SENAI são para você. Ele se encontra em todo o território brasileiro e as suas unidades apresentam uma autonomia que é suficiente para que possam ser escolhidos quais os cursos que se queira realizar e que podem depender de toda uma demanda que e industrial.

O que é o SENAI? 

O SENAI é a sigla para o Serviço Nacional de Aprendizagem, que é um importante centro de educação que é profissional no Brasil, para a promoção de uma capacitação e qualificação das pessoas que desejam trabalhar em algum setor que é industrial. São diversos cursos distribuídos em suas unidades em todo o nosso país e que contam com professores que são altamente capacitados.

Cursos SENAI EAD 2022

Há centenas de cursos pelo ensino a distância, em que as separações geográficas e temporais, se tornam fatores de integração e de flexibilidade, para as pessoas que querem agregar mais conhecimento ao seu currículo. Os cursos SENAI EAD em 2022 são os de: boas práticas de saúde e segurança do trabalho para prevenção a doenças infectológicas, tecnologia da informação e comunicação, segurança do trabalho, metrologia e empreendedorismo.

SENAI Cursos Gratuitos 2022

Os cursos de graça do SENAI em 2022, são oferecidos para os candidatos que são de baixa renda e sem condições de arcar com o custo de uma mensalidade num curso, que é com a mesma qualidade dos que são pagos.

Os cursos gratuitos ofertados pelo SENAI em 2022 são os de:

  • Técnico em Logística,
  • Técnico em Metalurgia,
  • Técnico em Eletrotécnica,
  • Técnico de Mecânica,
  • Técnico de Mecânica de Precisão,
  • Técnico de Metalurgia,
  • Técnico de Soldagem,
  • Técnico de Cerâmica
  • Cursos de Aprendizagem de Assistente de Produção,
  • Finanças Pessoais,
  • Desenho Arquitetônico
  • Consumo Consciente de Energia.
  • SENAI Jovem Aprendiz

    Ao contratar um jovem aprendiz por essa instituição, uma empresa pode contribuir para a profissionalização de adolescentes e de jovens, com idade entre os 14 até os 24 anos, com a primeira oportunidade e com muitas vantagens para a indústria, que irão investir no desenvolvimento profissional deles e tornando-os profissionais que são mais capacitados para todas as demandas que são de uma indústria local.

    SENAI Estudante

    Ser um estudante pelo SENAI é ter a promoção de uma educação que é profissional ou tecnológica, contribuindo para a indústria do Brasil. Seus cursos e programas possuem a intenção de despertar o interesse do aluno pelo trabalho no setor industrial. Portanto, são encontrados na instituição, formatos educacionais que são diferenciados e inovadores, na educação profissional ou tecnológica para o mercado de trabalho.

    Documentos necessários para a inscrição SENAI 2022

    Eles podem ser a certidão de nascimento ou de casamento, cédula de identidade, CPF (todos originais e xerox), comprovante de residência atualizado e com CEP, RG ou CPF dos pais ou responsáveis legais, se o aluno for menor de idade, documento de guarda para os casos de alunos que os seus responsáveis não sejam os pais biológicos ou declaração do Conselho Tutelar. 2 fotos 3×4, titulo de eleitor e certificado de reservista para os homens.

    Para os alunos menores de idade, será necessário à assinatura dos pais ou do responsável legal na ficha de inscrição, no ato da matrícula, comprovação de escolaridade mínima que é a exigida pelo curso, por intermédio de histórico escolar, declaração de matrícula (original e xerox) ou uma autodeclaração de escolaridade.

    Para os cursos de graça, os candidatos também deverão comprovar por meio de declarações ou de documentos, como a da carteira de trabalho, que sejam de baixa renda.

    Formas de ingresso SENAI

    Para os cursos de graduação, uma das formas de ingresso é pela nota do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova agendada, por já ter um diploma, por uma transferência externa ou para uma reabertura de matrícula e uma readmissão por abandono. Para os cursos técnicos a forma de ingresso é a tradicional, para quem já concluiu o ensino médio, com inscrição ou por uma transferência que é externa.

    Outras formas de ingresso é por meio do interessado indo diretamente em uma unidade, nos cursos de iniciação profissional, qualificação básica e aperfeiçoamento profissional. Na aprendizagem industrial a sua forma de ingresso é por meio de inscrição pela internet ou uma pré-inscrição, para depois serem entregues os respectivos documentos, em uma unidade para a formalização de sua matrícula.

    Novos Caminhos/PRONATEC SENAI

    O PRONATEC é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que foi criado pelo Governo Federal, no ano de 2011, com a finalidade de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos que são de educação profissional e tecnológica do país, além de dar uma contribuída para uma melhoria do ensino médio público, com oportunidades para os beneficiários de programas de transferência de renda.

    O PRONATEC agora é o programa Novos Caminhos, onde o programa segue os moldes do Pronatec e oferta cursos gratuitos em parceria com as instituições de ensino espalhadas pelo Brasil. O SENAI é uma destas instituições, no qual os inscritos no programa Novos Caminhos participaram dos cursos SENAI gratuitamente.

    Inscrição SENAI 2022

    O processo de inscrição no SENAI para o ano de 2022 pode ser feito online, ao acessar o site do SENAI. Ao carregar essa página, role o cursor, escolha a opção que mais combina com o seu perfil profissional, verifique todas as informações relacionadas aos seus pré-requisitos desse curso, preencha com todas as informações solicitadas o formulário de inscrição e finalize.

    Ainda com dúvidas, acesse diretamente a página das inscrições SENAI 2022.

    Após realizar a inscrição no SENAI e escolher a modalidade dos cursos técnicos, cursos de graduação ou cursos de aprendizagem industrial, fique atendo, você irá participar do Processo Seletivo do SENAI.

    Processo Seletivo SENAI

    Para os cursos técnicos do SENAI o processo seletivo é com uma prova formada por 60 questões de múltipla escolha, para os alunos que tenham no mínimo o 1º ano do ensino médio. Para os cursos de graduação o processo seletivo poderá ser feito por meio do vestibular ou pela nota do ENEM. Nos cursos de aprendizagem industrial os alunos poderão realizar uma prova e para os demais cursos a seleção é por meio da inscrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *